top of page
  • Foto do escritorLaísa A. Moretto

Encerrar um ciclo: começar e recomeçar!

Reflexão sobre quão presentes e significativos são os fechamentos (bem como os inícios) de ciclos ao longo de nossas vidas, mesmo que pareçam simples e corriqueiros.


Psicoterapia. Qualidade de vida.

Flor roxa, borboleta e abelha
#paratodosverem imagem de fundo desfocada nas cores verde, amarelo e branco. Em primeiro plano há um galho marrom, com folhas verdes, pequenas e três flores roxas, de miolo amarelo. Em uma das flores está pousada uma abelha preta e amarela e em outra flor uma borboleta de asas laranjada com desenhos pretos.

Compreender que tudo tem início, meio e fim nos ajuda a entender processos de mudança e nos prepara para as novidades dos recomeços. Haja vista as estações do ano!

Apesar do movimento natural da vida já prever e fechar começar ciclos a todo momento, muitas vezes temos dificuldade em lidar com alguns encerramentos, mesmo que tal vivência já não faça mais sentido em nossa rotina, pode ser muito difícil encerrar uma etapa e seguir em frente.

E aqui não se trata de fingir que nunca aconteceu nada, mas sim de avaliar os aprendizados, o desenvolvimento pessoal e até mesmo o sofrimento experimentado.

Trata-se de dar significado para o ciclo vivido!


Encerrar ciclos e rituais

Todas as culturas, ao observar as mudanças da natureza, criam rituais para suas demarcações e assim, agregam sentido para cada uma das mudanças. Como por exemplo, a Páscoa, um ritual cristão, que é celebrada no primeiro domingo após a Lua Cheia que acontece durante ou depois do Equinócio Eclesial do dia 21 de março de cada ano. Ou seja, um fenômeno natural, que marca o início de uma estação do ano e todas suas mudanças climáticas, que implica na produtividade das colheitas do ano, ganhou uma interpretação cultural e religioso há muitos séculos atrás, vem sendo reproduzidos por gerações afins chegando aos dias de hoje.

Em nossa cultura, alguns outros ciclos naturais ganharam rituais carregados de significados, como o falecimento e todo o ritual fúnebre (que envolve o velório, sepultamento ou cremação), com o objetivo de que a família e amigos se despeça daquela pessoa, celebre a vida que foi por ela vivida e memórias construídas com a comunidade!


Rituais e seus significados

Rituais bem conhecidos de todos são os feitos na virada do ano, aos quais temos inúmeras tradições como a de pular as ondas no mar, comer sopa de lentilhas ou noque e ainda não comer carne de frango, usar roupas de determinadas cores. Certamente, você resgatou um desses rituais na memória também!

As festas de casamento, de aniversário, as bodas são eventos cheio de significados que falam sobre uma parte da história já vivida, avaliada e celebrada!

O mesmo acontece com mudanças de emprego, inícios e fins de etapas escolares, divórcios, nascimento de um bebê na família e até a simples mudança de residência ou o afastamento de uma amizade, para além de tantos outros exemplos de mudanças que pode vir a viver em nossas vidas. Que têm em comum o desconforto de nos tirar da zona de conforto e nos colocar em situações novas, que demandam algum aprendizado, alguma exposição à situações novas e que geram aquele empolgante e conhecido frio na barriga!



Celebrar o encerramento de um ciclo, observar seus desenvolvimento de habilidades e aprendizado, fazer votos no início de um novo ciclo com objetivos e disposição para começar é um ritual datado e vivido desde culturas antigas.

Psicoterapia e ciclos

Na maioria do tempo, conseguimos lidar com os desafios que nos são apresentados, usando dos recursos e habilidades que já temos. No entanto, é comum que alguns momentos estejamos mais frágeis ou vulneráveis, sendo necessário a ajuda especializada de uma psicóloga.

É relevante lembrar que cada encerramento de ciclo, por mais cotidiano que se configure, é provado como um luto, tendo em vista todas experiências que ficam no passado, a adaptação exigida no presente e o desconforto de um futuro novo. A despeito disso, cada pessoa explorará de uma forma singular, demandada diferentes níveis de suporte.

A psicoterapia, na modalidade presencial ou on-line, é um suporte para quem está vivenciando mudanças e desafios de novos ciclos, sejam eles planejados e escolhidos ou também inesperados e incalculáveis. Melhor dizendo, para quem busca viver todos os momentos de forma valorosa!




bottom of page