top of page
  • Foto do escritorLaísa A. Moretto

O momento de acolher nossa vulnerabilidade

Qual o momento de dar luz aos desconfortos sentidos pelo corpo ou de uma rotina sobrecarregada, e abrir um espaço para o cuidado consigo mesmo?


Atendimento Psicológico Online. Saúde Mental.


Qual o momento de dar luz aos desconfortos sentidos pelo corpo ou de uma rotina sobrecarregada, e abrir um espaço para o cuidado consigo mesmo?
#paratodosverem: imagem colorida, que ilustra os punhos e as mãos entrelaçadas de duas pessoas, de pele de cor branca e parda, sobre uma tábua de madeira.

Em geral, quando nos deparamos com situações que consideramos desafiadoras ou diante de novos projetos, novos desafios, ou simplesmente algo novo, é comum também experimentarmos sentimentos de desconforto, como insegurança, vergonha e impotência. Esses sentimentos muitas vezes vêm acompanhados da sensação de fraqueza e fragilidade, apontando para vulnerabilidades que nem sempre são reconhecidas ou validadas em nossa sociedade.

Quando esses desconfortos emocionais são acompanhados de um diagnóstico, como um quadro de depressão, síndrome do pânico ou outro transtorno, é necessário um cuidado e atenção especiais para conosco. Episódios de ansiedade ou depressão são comuns a todos, mais cedo ou mais tarde. No entanto, ter suporte ao passar por dificuldades, ter a possibilidade de sentir e acolher nossas vulnerabilidades, permite compreendê-las como apenas um momento vulnerável que passará, nada além disso!

O acolhimento da vulnerabilidade é um convite para criar espaços seguros e empáticos onde as pessoas possam expressar suas emoções mais profundas sem medo de julgamento. Com esse cuidado, cultivamos conexões mais significativas, promovendo um senso de pertencimento e aceitação genuína.

A psicoterapia é um desses espaços destinados ao acolhimento, nos quais construímos relacionamentos mais autênticos e empáticos, que nos permitem crescer e nos conectar de maneira mais profunda com aqueles ao nosso redor.


"Na psicoterapia, aprendemos a nos tornar curiosos sobre nós mesmos, a investigar nossos sentimentos e pensamentos mais profundos.É um processo de autodescoberta e autocompaixão." - Brené Brown

Olhar atentamente para nossas fragilidades é um ato de coragem para superar nossos próprios medos e inseguranças, criando espaços de confiança onde a autenticidade pode florescer. A psicoterapia oferece a oportunidade de explorar e compreender emoções, pensamentos e comportamentos de maneira mais profunda. É um espaço de escuta seguro e confidencial para expressar preocupações e desafios, e para amadurecer e lidar com o estresse, melhorar relacionamentos e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis, promovendo principalmente o autoconhecimento.

O atendimento psicológico é um espaço de escuta ativa e sem julgamentos para a forma como temos vivido cada novo desafio, sendo principalmente um espaço que impulsiona e dá suporte para a mudança. Permita-se esse momento de acolhimento e autocuidado!



Komentáře

Komentáře se nepodařilo načíst.
Zdá se, že se objevily se technické potíže. Zkuste se znovu připojit nebo stránku obnovit.
bottom of page